Contra o abandono

UFSM deve criar canil para recolher cachorros soltos no campus

"

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deve criar um espaço para recolher cachorros abandonados no campus em Camobi. Conforme divulgado, na noite desta quarta-feira, no perfil do Gabinete do Reitor no Facebook, o canil será construído em uma área do Hospital Veterinário, que irá cuidar, vacinar e castrar os animais até encaminhá-los à adoção.

:: OPINE: Qual a sua opinião sobre a criação do canil que deve recolher animais abandonados no campus da UFSM?

O projeto, que é coordenado pelo vice-reitor, Paulo Bayard, prevê a retirada dos cerca de 60 animais que hoje vivem soltos pela instituição e são alimentados por estudantes e servidores. A iniciativa, no entanto, diverge opiniões.

Enquanto alguns comentários do post se dizem a favor da medida, a maioria demonstra insatisfação e diz que a remoção dos cães apenas contribuiria para o abandono dos animais.

Na manhã desta quinta-feira, a reportagem do Diário tentou contato com pessoas ligadas ao projeto na UFSM, mas não conseguiu falar com ninguém. A informação é de que estavam todos em reunião justamente para tratar da iniciativa. A previsão é que o projeto seja colocado em prática o quanto antes.

Leia alguns comentários feitos no post, no Facebook, sobre a iniciativa:

Marlene Nascimento
Será que as pessoas acreditam que a criação de um local vai resolver o problema? E ainda acham que vai ser bom para os animais? Não existe bem-estar em animais em "canis" muito menos quando eles correm o risco de servirem de cobaia para algum experimento. Nem vai resolver o problema para os seres humanos que não gostam da convivência com os animais, pois com certeza muito mais vão ser abandonados lá por aquelas pessoas que acreditam em soluções simplistas e que vão achar ótima ideia soltar animais onde vai existir um paraíso para eles- canil - castração - doação.

Paulo Bayard Gonçalves
As medidas que serão adotadas passarão por: 1. educação (orientando de que o abandono de animais é crime), 2. controle de entrada de animais no Campus, 3. intensificação da vigilância para impedir o abandono e 4. retirada dos cães que estão no Campus disponibilizando-os para adoção. Resumindo, as três ações imediatas será: educar, impedir o abandono e disponibilizar os cães que estão no Campus para adoção. Gostaríamos que as entidades de proteção dos animais estivessem conosco nessa ação que visa preservar o bem estar animal.

Taís Vieira
Recolher os animais está mais do que comprovado que não dá certo!!! Tem que educar e punir as pessoas que abandonam e castrar os animais e divulgar para adoção.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Condutor perde controle da direção e carro sai da pista na Estrada de Pains em Santa Maria

Próximo

Segundo UFSM, projeto é apenas educativo e não prevê a criação de canil

Geral